10.6.13

JOB INTERVIEW


No que diz respeito às entrevistas de emprego, há tantas regras instituídas que se torna imprescindível falarmos nelas. São comportamentos que, se não cumprirem as regras, são motivo de eliminação no processo de candidatura. Estas atitudes podem fazer a diferença:

1. Preencher todos os requisitos pretendidos
É bastante importante que, quando se candidatem a um lugar numa empresa, preencham todos os requisitos que a empresa procura. Não vale a pena enviar uma candidatura para um lugar para o qual não estão qualificados ou, no caso de não existirem pré-requisitos no que diz respeito à formação, enviar uma candidatura que não preencham a maior parte dos requisitos. A excepção prende-se com o facto de as empresas poderem facilitar em alguns items.

2. Ter informações básicas sobre a empresa
Ajuda bastante no diálogo com o responsável pelo recrutamento e até para ser motivo de conversa na hora de fazer perguntas sobre o cargo e coisas do género.

3. Ser cordial, auto-confiante, segura...
Ser tudo aquilo que indique que estamos ali para ficar com o cargo e que somos uma mais-valia para a empresa. A linguagem corporal fala mais alto do que tudo aquilo que possamos dizer. Por isso, desde o primeiro segundo é importante ter tudo isso em conta. Começa por um bom aperto de mão, seguro e confiante. Ninguém quer mãos moles e suadas certo? Passa também pela boa educação: esperar que nos convidem a entrar e a sentar é também importante. Depois disso, a posição na cadeira, os tiques e as posições defensivas (cruzar de braços, pernas, costas muito direitas) têm que ser tidas em conta. Temos que estar o mais confortável possível (pelos menos aparentar isso).

4. Ter boa aparência
"Só temos uma oportunidade para criar uma primeira boa impressão". As pessoas julgam-nos automaticamente quando não nos conhecem pela nossa aparência. Por isso, deixem os decotes, as saias curtas e os calções de lado! Em empresas mais formais é preciso ter em conta o dress code (saia pelo joelho, cabelo apanhado, blazer, collants e sapatos fechados, relógio e acessórios discretos). Quando são empresas mais informais e não sabemos qual é o dress code da mesma devemos jogar pelo seguro: nada de calças de ganga, sapatos abertos ou t-shirts. O ideal é mesmo umas calças de corte normal e cor neutra e uma blusa com bom toque.

5. Mostrar interesse pelo cargo
Temos que mostrar que queremos aquele cargo mais que tudo na vida e que o nosso empenho no mesmo vai ser uma mais-valia para a empresa.

6. Cuidado com a arrogância e excesso de confiança
Apesar de termos que mostrar que somos a pessoa que eles procuram, não podemos nunca desvalorizar os outros candidatos nem dizer que não precisa de procurar mais directamente. 

7. Nunca perguntar quanto vamos ganhar
Deixamos isso para eles. Eles é que têm que tomar essa iniciativa. Nada de dizer coisas do género "tenho um emprego e quero saber se vale a pena sair dele para este". Não. Nada. O que interessa e o cargo e mostrarmos paixão pelo mesmo. Tudo o resto não interessa nada.

8. Cuidado com o excesso de perfume e maquilhagem
Não queremos que ninguém fique com uma dor de cabeça pelo nosso cheiro intenso nem sermos lembradas como 'aquela que tinha um eyeliner tipo Kat Von D'. Cuidado também com os batons de cores fortes. Nem sempre são bem aceites.

9. Fazer perguntas sobre o cargo e a empresa
É muito positivo pois mostra que queremos continuidade e que não pretendemos que aquele encontro seja o único. No entanto, há que ter cuidado com as perguntas. Na altura dos despedimentos, o sorriso funciona sempre e uma frase do género 'até à próxima' mostra o nosso interesse.

10. Preparar respostas para possíveis perguntas
Aqui temos duas opções: ou damos as respostas politicamente correctas e não corremos risco nenhum (e somos lembramos apenas como mais um) ou então damos respostas verdadeiras e sentidas sem nunca mostrar arrogância. Eles precisam de nós e nós deles é a máxima.


Espero ter ajudado alguma coisa. Tudo isto são coisas que nem notamos que fazemos mas que os responsáveis pelo processo de recrutamento levam anos a analisar. 

D



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...