13.11.12

SKIN CARE

A revista Happy deste mês trás um artigo que achei bastante interessante e decidi partilhar com vocês.
Os 10 erros de cosmética mais comuns a riscar do seu dia-a-dia fala de coisas que muitas vezes fazemos sem ter noção do mal que estamos a fazer à nossa pele.
Como viciada em cosmética que sou, identifiquei-me em muitos destes erros, mesmo sabendo que não os devia cometer. Então aqui vai:

1. Não escolher o produto certo para a sua pele 


O que fazer:

 Os items a ter em atenção são a idade real da pele (seja lá o que isto for), a hidratação, a oleosidade, a sensibilidade, a presença de manchas e borbulhas. 
Por exemplo, peles oleosas requerem um creme "oil free" que controlam essa oleosidade da pele; uma pele seca precisa de um creme de bastante hidratação para combater essa característica. São coisas simples que muitas vezes nos passam ao lado. Pensamos em hidratação e pouco mais sem ter noção que pequenos problemas podem ser resolvidos com a aplicação diária de um produto específico para esse problema. 

O que eu faço (e não devo ser a única):

Tendo uma pele mista, oleosa na zona T do rosto, uso um creme hidratante de dia e um gel anti-oleosidade à noite (quando me lembro de o aplicar). Tenho um certo receio relativamente aos cremes que controlam a oleosidade por achar que secam demasiado a pele. Talvez deva aplicar primeiro um creme deste tipo nas zonas afectadas e posteriormente um hidratante no resto do rosto. Ou talvez não. Não sei.



2. Não aplicar uma máscara hidratante regularmente


O que fazer:

As máscaras hidratantes previnem o envelhecimento da pele e atenuam linhas de expressão. Ao mesmo tempo, potenciam o efeito dos cremes que utilizamos. Deve ser aplicada uma vez por semana, e deixar actuar pelo menos durante 10 minutos (dependendo das características da máscara).

O que eu faço (e não devo ser a única):

Adoro aplicar uma máscara na pele, seja ela hidratante ou que elimina os pontos negros e tudo o resto. Na verdade só a uso quando me lembro que afinal quero cuidar da minha pele e faço uma sessão de tudo aquilo a que tenho direito. Talvez esteja na altura de o fazer!



3. Não esfoliar o rosto periodicamente


O que fazer:

Esfoliar o rosto periodicamente (de quanto em quanto tempo?) com um esfoliante próprio para o efeito. Usar esfoliantes de corpo no rosto pode ser demasiado abrasivo para a pele o que a torna mais sensível. 
A esfoliação permite eliminar as células mortas da pele, o que permite receber todos os efeitos dos cosméticos utilizados posteriormente na totalidade.
Atenção que a esfoliação excessiva pode levar a alergias. Tudo com moderação.

O que eu faço (e não devo ser a única):

Pois! Eu uso o esfoliante do corpo para a cara por achar que os de cara são demasiado leves. Faço esfoliação também quando tenho uma epifania de cosmética (até aí, tudo bem).

4. Não usar protecção solar mesmo no Inverno


O que fazer:

Usar um creme adequado para o tipo de pele que tenha factor de protecção solar 15 ou superior. Está provado que a exposição em demasia ao sol envelhece a pele mais rapidamente.

O que eu faço (e não devo ser a única):

Protecção, tanto no corpo como na cara, só no Verão e nos primeiros dias de Sol. Continuo a achar que ao usar uma protecção constante, principalmente na cara e no Inverno, nos faz ficar com ar de morta e menos saudável. O meu melhor amigo tem sido o BBcream da Garnier, mas o tom não é bem o meu, daí só o aplicar quando uso maquilhagem. Daqui a uns anos vou-me queixar!



5. Esquecer-se de limpar a pele de manhã e à noite


O que fazer:

A limpeza da pele permite, uma vez mais, a uma melhor absorção de todo o tipo de cremes utilizados o que equivale a uma maior eficácia. Consiste em usar um gel de limpeza seguido de um tónico e de cremes (primeiro o de olhos - mesmo antes dos 30 anos - e depois o creme adequado ao tipo de pele, nunca abrangendo a zona dos olhos). Fazer todo o processo ao acordar e antes de deitar e nunca dormir com maquilhagem, para permitir a respiração e renovação da pele, à noite. 

O que eu faço (e não devo ser a única):

Eu durmo maquilhada, muitas vezes. A preguiça de fazer todo este ritual antes de me deitar fala mais alto. De manhã, e tendo os produtos em casa, faço sempre que possível (isto é, sempre que não acordo atrasada ou ando em viagem, porque levar uma anormalidade de cremes na mala não é fácil).

6. Não aplicar um creme específico no contorno dos olhos


O que fazer:

Aqui está uma novidade para mim (que vai aumentar a minha gama de cremes e baixar o meu orçamento para o Natal): Deve-se usar um creme de olhos mesmo não tendo rugas e coisas do género. Ou melhor, dois cremes: 1º um hidratante e depois um anti-olheiras/anti-rugas. Aplicar só na zona em redor do olhos e fazer sempre com pancadinhas de fora para dentro, para contrariar o sentido natural das rugas. Só depois usar o hidratante no resto do rosto sem passar por esta zona.

O que eu faço (e não devo ser a única):

Eu achava que cremes de olhos eram só para peles mais envelhecidas, e não aos 21 anos. É sempre hidratante em todo o rosto, sem manias.

7. Não aplicar o creme na zona do pescoço e peito


O que fazer:

Estender o creme de rosto para o pescoço e zona do decote, por serem zonas onde não há muita elasticidade e envelhece mais rapidamente.

O que eu faço (e não devo ser a única):

Pescoço sim, peito nem por isso. Para mim o ideal é usar um creme hidratante de corpo todos os dias (o que eu nem sempre faço, principalmente no Inverno).

8. Usar o creme de dia à noite e vice-versa

O que fazer:

Os cremes de dia criam uma protecção na pele para todas as agressões externas a que estamos expostas durante o dia. O creme de noite potencia uma regeneração das células, renovando-as e revitalizando a pele, atrasando o envelhecimento da mesma.

O que eu faço (e não devo ser a única):

Nem sempre uso um creme de noite. E o creme de uso é um creme de hidratação normal, que não protege a pele mas também não a bloqueia de noite. Um creme de dia faz o efeito de bloqueio contra as agressões externas e o de noite deixa a pele respirar ao mesmo tempo que hidrata e combate os problemas, consoante as suas características.

9. Não usar produtos anti-rugas ou anti-idade antes dos 30


O que fazer:

A melhor forma de tratar a pele é evitar os problemas, sem necessidade de os combater. Por este motivo, os cremes anti-rugas ajudam a prevenir (ou seja, podem ser usados antes dos 30) e os cremes anti-idade ajudam a combater os problemas.

O que eu faço (e não devo ser a única):

Não fazia a mínima ideia. Sempre achei que se usasse cremes anti-idade/rugas estaria a habituar mal a pele e quando precisasse deles não iriam fazer efeito.

10. Não fechar devidamente as embalagens e usar produtos abertos à muito tempo


O que fazer:

Normalmente as embalagens vêm com uma imagem de um boião com um número, que significa a duração de uso do creme depois de aberto. As embalagens mal fechadas permitem que factores externos entrem em contacto com os produtos, alterando a sua eficácia. Ao usar um produto aberto há demasiado tempo pode ainda criar alergias na pele.

O que eu faço (e não devo ser a única):

Acho que não sou a única que aproveita o facto da mamã ter uma pele maravilhosa e não usar todos estes cremes, muitas vezes bastante antigos. Nunca tive problemas de alergias, porque a minha pele não é esquisita. Mas cuidado!




E depois disto, e de ter recebido a minha encomenda da Avon onde vieram dois produtos que adoro (um gel de limpeza facial e um tónico), vou andar uns tempos com esta epifania de cosmética e vou ser uma menina bem comportada. Falta adicionar os cremes para olhos à minha lista de compras...





D








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...