9.6.12

WINGS

Muita gente me tem perguntado o que fazer para entrar no mundo da aviação.
Eu estou ainda a começar, mas resolvi contar um pouco do meu percurso. 


CURSO INICIAL DE TRIPULANTES DE CABINE 


O meu curso inicial foi feito na Omni Aviation Training Center. Devo dizer-vos que foi dos melhores tempos da minha vida. Além da óptima qualidade do curso, fiz grandes amizades. 
O curso tem a duração de aproximadamente 1 mês e meio. Para o fazer é preciso estar em perfeitas condições físicas, ter o 12º ano e ir a uma entrevista inicial. Após o pagamento (total ou por fases), começa o treino, tanto teórico como prático. Todos os formadores são bastante acessíveis e fazem de tudo para nos ajudar no que for preciso e passar as suas experiências.  



Além da sala de aula, temos também o "simulador" onde podemos treinar o serviço a bordo.


Esta era a vista da sala de aula. 



Para este curso temos que respeitar as várias regras de imagem que nos são impostas. Já como que uma preparação para o "mundo real" (entrevistas e tudo o resto). 

Para as meninas: 
- Uso sempre de collants cor da pele (tanto no Inverno como no Verão)
- Uso obrigatório de relógio de pulso
- Saias/Vestidos pela linha dos joelhos
- Um brinco por orelha
- Acessórios discretos (são permitidos anéis discretos - aliança ou anéis pequenos, nunca mais que um por mão - e uma pulseira também ela discreta)
- Uso obrigatório de Blazer (excepto à sexta-feira que é um dia mais descontraído)
- Uso de sapatos fechados (excepto também à sexta-feira)
- Cabelo apanhado com o elástico escondido pelo cabelo e ganchos, quando necessários, da cor do cabelo. 
- Maquilhagem sempre.

Excepções de Sexta-feira:
- O uso do blazer não é obrigatório (atenção que só se pode usar um casaco de malha por cima de camisas ou sedas)
- Os sapatos podem ter uma pequena abertura à frente.

Proibições:
- Calças de ganga
- Tshirts
- Ténis




Fire Drill 




Uma das vertentes do treino prático é o fire drill. Um dia passado no quartel dos bombeiros onde temos informação teórica sobre fogos e ainda a parte prática que consiste em apagar um fogo com um extintor de halon (extintores existentes nos aviões), resgatar uma vítima de um compartimento com fumo (onde não se vê rigorosamente nada), percorrer um labirinto com várias peripécias às escuras e ainda transporte de vítimas. 
É sempre um dia muito animado. 


Water Drill



Outro dos treinos práticos é o water drill onde vamos para uma piscina municipal e nos dão a conhecer todos os elementos do survival kit (existente nos aviões), fazemos transporte de vítimas na água, como vestir o colete às escuras e ainda subimos para a manga-barco (que não é propriamente fácil) e montamos a canopy (um género de tenda que nos abriga da chuva e do frio em caso de amaragem).


Salto na Manga


O último dia de curso consiste numa simulação de uma evacuação onde todos temos que saltar na manga e fazer todos os procedimentos necessários na condução de uma evacuação. 







Eu tive a sorte de ter um fotógrafo profissional na turma que nos ajudou, mesmo depois do curso ter terminado, a tirar algumas fotografias junto dos aviões, algumas delas para posteriormente serem colocadas no CV. 


Voo de Observação


A Omni está ligada à companhia White e o curso pressupõe um voo de observação onde podemos praticar tudo o que aprendemos durante aquele mês e meio. 
O meu voo foi para S. Tomé. Fazemos tudo como se estivemos a trabalhar já como assistentes/comissários de bordo e a tripulação esclarece-nos qualquer dúvida. Uma óptima experiência que nem todos os cursos iniciais têm à disposição. 


"Mundo Real"

Após o curso inicial seguem-se as candidaturas para as várias companhias seguindo todas as instruções que nos dão na Omni. Depois de uma selecção, somos chamados para ir à entrevista de uma companhia  (convém saber todos os dados da companhia, como a frota e os destinos). 

Normalmente as entrevistas têm várias fases que podem ser:
- Entrevista em grupo
- Preenchimento de questionários sobre a nossa saúde e motivações
- Um teste de cultura geral
- Um teste de línguas
- Exames médicos
- Entrevista individual

Depois de superar-mos todas as fases com sucesso, fazemos um curso de conversão (onde aprendemos as regras e os procedimentos daquela companhia específica) com a duração de 5-10 dias com um teste final. Se formos escolhidos de entre todos os candidatos, recebemos aquela chamada que toda a gente quer receber para fazermos o voo de largada pela companhia. Se tudo correr bem nesta fase, assinamos contrato e estamos prontos para voar!

É, sem dúvida, um processo doloroso e muito competitivo. Há companhias que têm várias restrições no que diz respeito à altura, apresentação ou idade. Não chega sermos os melhores do nosso curso inicial, temos que agradar aos responsáveis pelo processo de recrutamento das companhias em vários aspectos.
No final, quando tudo isto passa é uma enorme sensação de alívio, felicidade, orgulho e responsabilidade.
No final, tudo vale a pena! 



D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...